The Purge


The Purge é um filme com uma ideologia política e social muito interessante, pois vai ao encontro de algumas ideologias políticas existentes, principalmente nos EUA. O filme apesar de ser interessante e com uma história que nos entretêm, não é nada de especial, o que o torna especial é sim, a maneira como o filme foi recebido pelo o público espalhado nas várias partes do mundo. Purge em português "purga" significa desfazer-se de um problema ou remover algo negativo, em termos políticos serve para excluir alguém de alguma instituição por não ter cumprido as regras estabelecidas, sendo que isto pode ser feito de uma maneira pacífica ou de uma maneira mais violenta, que pode acabar em perseguições ou execuções mesmo quando não se tem a certeza do que aconteceu. 
O filme relata uma noite em que durante 12 horas todas as instituições e seguranças são desactivadas e todos os crimes são legítimos, que segundo o filme cria uma taxa de criminalidade muito baixa ao longo do ano, sendo a solução para os problemas com a criminalidade. Mas tal como o filme demonstra esta ideia, não está isenta da desigualdade social que existe e como os mais ricos se iriam proteger mais facilmente que os pobres, sendo que os mais desfavorecidos eram os mais fáceis de matar e que seriam esses a morrer e não as classes mais altas e as classes que controlam a sociedade.  A história do filme relata essa noite numa família de classe alta que por um dos membros ter querido salvar uma pessoa passa a ser alvo de ataques e confrontações que duram a noite toda.
Para mim o interessante deste filme foi perceber as diferenças de pensamento nas sociedades, pois nos EUA a ideia foi um sucesso, levando muitos a querer aplicar este conceito na sociedade, fazendo que o filme tenha uma sequela devido ao seu sucesso por aqueles lados. Já na Europa o filme não criou grande impacto e levou muitos a dizer que a ideia era parva e que não fazia sentido nenhum, o que demonstra bem as diferenças desde dois pólos do mundo.

Rate: 7/10

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master

Friday the 13th: Part 2