Cannibal Holocaust


Um dos filmes mais polémico e mais condenado na história do terror e até na cinematografia em geral, pois este filme foi banido em mais de 50 países. O filme foi um dos mais polémico devido ao seu conteúdo violento e explicito que chocou muitos dos que o viram, ao ponto de Ruggero Deodato, o realizador do filme, ser preso e acusado de homicídio pois muitos pensavam que os actores teriam mesmo morrido para fazer o filme algo que era falso, mas as tribos e as mortes de animais exibidas eram reais, misturando a realidade e ficção, não dando para perceber onde um acaba e outro começa.
O filme trata a história de um professor que vai à Amazónia, pois não sabe o que aconteceu a um grupo de antropólogos que foram para fazer um documentário sobre as tribos lá existia, chegando até essas tribos, onde encontra os bens do grupo perdido. A segunda parte mostra as filmagens que o grupo fez na jornada pela Amazónia, havendo uma discussão sobre se deve ou não ser exibido as imagens que o grupo conseguiu filmar.
Este filme não foi uma escolha ao acaso, pois um dia depois do atentado em Paris discute-se um pouco por todo o mundo a liberdade de expressão que ontem foi gravemente atingida, por isso, como blogger, como sociólogo e como cidadão que aprecia a liberdade de expressão, não podia deixar passar isto em vão. Como aficionado de filmes de terror já estou habituado a que muitos dos filmes sejam censurados pelo o facto de serem ou violentos ou de mexerem com alguma crença, sendo este um dos filmes que sofreu das mais extremas censuras e polémicas, existindo muitos outros filmes censurados devido a censuras politicas e religiosas.
O que aconteceu em França não seja o fim da liberdade de expressão mas sim, o fim da censura que invadiu as nossas sociedades, que retornou-as para um passado onde havia um controlo em tudo o que as pessoas faziam e diziam,onde eram julgadas e mortas só por terem uma opinião diferente. Eu próprio tendo um blog e escrevendo críticas sobre filmes posso ser sujeito a críticas das pessoas que não gostam do que escrevo, aliás sempre incentivei a comentarem as minhas análises ou mesmo a criarem o seu próprio espaço de opinião sobre qualquer assunto que gostem e que se sintam à vontade para escrever e argumentar.
Por fim quero dizer que nenhuma opinião está a cima de outra, apesar de umas serem mais argumentadas do que outras, e a liberdade de expressão é isso mesmo diferentes opiniões sobre algo, que pode e deve ser discutido de maneira correcta sem que haja ódios nem violência, se não gostam do que ouvem, vêm ou leiam não voltem, mas cada um tem o direito de manifestar a sua opinião.


Pontos Positivos:
- Bastante realismo
- Conteúdo para pensar
- Ser polémico

Pontos Negativos:
- Produção
- História não muito consistente

Rate: 6/10

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master

Friday the 13th: Part 2